Um dos pontos altos da minha viagem a Amboseli foi sem dúvida a visita à aldeia Masai. Este interessante povo, preserva ainda muitas das suas tradições culturais, mesmo com toda esta pressão da globalização. Tribo guerreira por tradição, os Masai são altos e esguios e têm como cor oficial o vermelho, sempre presente nas suas vestes.
A viagem à pequena aldeia foi acompanhada pelo filho do chefe da aldeia, que às 7 da manhã em ponto lá nos esperava à saída do lodge. O dia estava algo escuro e a prometer chuva e um ventinho demasidado fresco ia varrendo a planície.
O guia deixa-me à porta da aldeia e diz que fica por ali... Eu e o futuro chefe da aldeia aproximamo-nos da entrada até que sou como que presenteado com uma pequena demonstração dos seus rituais guerreiros. É algo intenso o ritual e algo intimidativo, não fosse eu saber que é apenas um pouco para turista ver.
De seguida sou convidado a entrar e passar pela estreita porta que dá acesso à pequena aldeia, e que está vedada com uma cerca constituída por pequenos paus e alguns arbustos. Do lado de dentro vêm-se já algumas casas e mais algumas áreas vedadas onde são guardados os animais.
Na aldeia é tudo ainda bastante rudimentar e segundo as regras que têm passado de gerações em gerações. Um bom exemplo é a maneira como fazem o fogo...
As casas são feitas de uma mistura de barro com estrume dos animais e revelam-se bastante sólidas, ou pelo menos o suficiente para aguentarem as adversidades do clima africano.
Depois da visita às pequenas habitações, foi a vez de conhecer a escola onde um grupo de pequenos alunos de todas as idades estava a ter uma lição de inglês. Orgulhos, lá iam lendo um parágrafo em coro, ainda que eu não tenha percebido bem se sabiam o que estavam a dizer.
De seguida uma pequena demonstração de um mercado Masai e o final desta interessantíssima e simpática visita.
À saída, uma rapariga pergunta-me de onde sou. Depois da minha resposta, acrescenta _ "Sim, vocês lá no teu país são muito mais ricos do que nós". Eu sorri, e disse que dependia... Tudo depende do que consideramos "riqueza" e do real valor que damos às coisas mais importantes.
_Vocês têm muito mais dinheiro do que nós...
_O dinheiro não é tudo _ respondi. _ Há coisas muito mais importantes... Era bom que vocês não se deixassem influenciar por isso... Vocês têm muito mais, têm o necessário. Casas, comida, liberdade e sobretudo... Esses sorrisos fantásticos!
_Vocês têm muito mais dinheiro do que nós...
_O dinheiro não é tudo _ respondi. _ Há coisas muito mais importantes... Era bom que vocês não se deixassem influenciar por isso... Vocês têm muito mais, têm o necessário. Casas, comida, liberdade e sobretudo... Esses sorrisos fantásticos!
Quénia 5 - Amboseli
"Your work is to discover your world and then with all your heart give yourself to it"
"Your work is to discover your world and then with all your heart give yourself to it"BuddhaAmboseli, um dos principais parques naturais do Quénia, é um imenso território localizado a norte do monte Kilimanjaro, o mais alto de Africa. É esta proximidade que lhe confere características únicas, e que o tornam tão atractivo para a grande variedade de animais que aqui vivem. As águas resultantes das neves que vão derretendo no monte alimentam estas zonas baixas mantendo os pântanos e os lagos vivos durante todo o ano.
A grande maioria dos residentes são Masai, assim como em toda a parte sul do Quénia. É frequente encontrá-los um pouco por todo o lado quer estejam no pastoreio ou simplesmente de passagem nas suas frequentes deslocações numa terra que, quanto e mim fornece das melhores e mais bonitas paisagens africanas que conheci.
A região é famosa pelo grande número de elefantes que aqui residem e cujas manadas preechem o horizonte para onde quer que se olhe.
Mesmo não tendo a mesma variedade de espécies de outros parques, em especial Masai Mara, Amboseli mostra-nos ainda assim um numero significativo de diferentes animais com grande destaque para os hipopótamos que ainda não tinha conseguido ver no Quénia.
Pelas suas características, o parque apresenta as condições ideais para a fixação de um grande número de aves, tornando-se assim um dos melhores locais do país para sua observação.
Amboseli é de facto um lugar especial. Um lugar onde se sente, vê e respira Africa, onde a imensidão de fantásticas paisagens nos envolve e nos faz sentir como parte daquele lugar, daquela realidade. Tudo com o seu grande protector em pano de fundo, o Kilimanjaro.
Africa acima, Africa abaixo, a magia das cores, da terra vermelha, do verde do mato, de um povo guerreiro, de uma vida...
E um último olhar para trás... Sempre como o Kili a marcar presença...
http://mblog.canalblog.com/archives/2010/04/index.html






















































































