A beleza da tribo Himba, os últimos povos nômades da África

A beleza da tribo Himba, os últimos povos nômades da África


O fotógrafo britânico Jimmy Nelson viajou o mundo todo fotografando tribos em povoados que vivem praticamente isolados do resto do mundo. Antes de fazer quaisquer de suas séries fotográficas, Jimmy convive pelo menos duas semanas com cada um desses povos como forma de familiarizar-se com seus costumes e tradições bem como com o local. Cada fotografia é uma verdadeira preciosidade ao retratar características e peculiaridades únicas desses povos.


A beleza da tribo Himba, os últimos povos nômades da África
A série de fotos que ilustra este post mostra os Himbas, um grupo étnico de aproximadamente 20.000 a 50.000 pessoas que vivem no norte da Namíbia, na região de Kunene. São os últimos povos semi-nômades da África que vivem numa região muito árida do deserto, com escassez de água. São pastores, criam gado, cabras e ovelhas.

As mulheres cuidam das crianças da tribo e fazem o trabalho duro como obter água ou construir as casas, que têm formato de uma oca, construídas com galhos de árvores e revestidas com barro e esterco (ver foto abaixo).
A beleza da tribo Himba, os últimos povos nômades da África
Os Himbas são um povo monoteísta que adoram o deus Mukuru. Eles tem crenças tradicionais que incluem cultuar os ancestrais e rituais ligados ao fogo, que é considerado um elo entre o mundo dos vivos e dos mortos. Quando um Himba morre, sua casa é queimada.

Tanto os homens quanto as mulheres cobrem seus corpos com uma mistura feita de cinzas, ocre e banha animal -que dá à pele um tom avermelhado-, para proteger a pele do sol forte. Algumas vezes adicionam resina aromática a essa mistura pastosa, que também é aplicada nos cabelos pelas mulheres.


Os Himbas praticamente não usam roupas, exceto uma espécie de tanga para cobrir as partes íntimas. Não economizam em ornamentos como colares e pulseiras, no entanto. A poligamia é permitida, entretanto o tempo máximo que um homem pode passar com a mesma mulher é de duas noites seguidas; depois disso, ele deve fazer o rodízio.


Nos anos recentes, o povo Himba começou a permitido que outras pessoas adentrem no seu mundo. mas até bem pouco tempo atrás, devido ao clima rigoroso da região, eles conseguiam manter-se isolados do mundo e, mantendo assim sua cultura e tradição. Agora essa situação está mudando um pouco de devido ao aumento do fluxo de turistas. Os doces, que os turistas levam para as crianças (que causam cáries) e o álcool são elementos novos para os Himbas. Os homens acabam virando alcoólatras e se tornam mendigos, condição anteriormente desconhecida entre os Himba. Uma pena!


Jimmy Nelson lançou recentemente um magnífico livro, o "Before the Pass Away", que é uma seleção de mais de 500 fotografias de 30 tribos remotas pelo mundo, entre elas, os está a série de imagens do povo Himba, que  você vê na sequência:
A beleza da tribo Himba, os últimos povos nômades da África  12
A beleza da tribo Himba, os últimos povos nômades da África  09
A beleza da tribo Himba, os últimos povos nômades da África  01



A beleza da tribo Himba, os últimos povos nômades da África  02
03
A beleza da tribo Himba, os últimos povos nômades da África  03
04
A beleza da tribo Himba, os últimos povos nômades da África  04
05
A beleza da tribo Himba, os últimos povos nômades da África  05
06
A beleza da tribo Himba, os últimos povos nômades da África  08


fronte:http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=31877